calendar_month
11/12/2023

Campanhas solidárias refletem compromisso de integrantes do MPTO em contribuir com o desenvolvimento social do Tocantins


Superando expectativas, os integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) abraçaram a campanha “Tampinhas de Amor” e arrecadaram, este ano, 168 kg de tampinhas e cartelas de medicamentos, que foram doadas ao Hospital do Amor, na última sexta-feira, 08. Os materiais serão vendidos pelo hospital e revertidos em recursos financeiros para auxiliar pacientes em tratamento de câncer. 


A entrega foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, que conheceu a estrutura do hospital e  destacou a importância, para o MPTO, de apoiar ações solidárias como esta. “Quando a solidariedade faz parte da essência de uma instituição, uma ação chama outra e reforça a nossa responsabilidade socioambiental, inspirando nossos integrantes a causarem impactos duradouros que podem ajudar a transformar a realidade de uma comunidade, como é o caso aqui neste hospital”, disse.


Outras campanhas


Outras campanhas solidárias também foram destaque no MPTO este ano. Na sexta-feira, 15, membros e servidores entregam aos Correios dezenas de brinquedos e materiais escolares arrecadados por meio da campanha “Papai Noel dos Correios” que também já é tradição na instituição. 


Em outubro, 180 kits de higiene foram arrecadados pelos integrantes do MPTO e entregues a pacientes de hemodiálise atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Palmas e  Gurupi.  A promotora de Justiça Márcia Stefanello, titular da 30ª Promotoria na Capital, foi a idealizadora da ação e destacou que o MPTO também tem essa função social. “Não somos só quem denuncia. Campanhas como esta consistem em um retorno do MPTO à sociedade”, pontuou na época. 


Em junho, o “1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade”  contribuiu com a divulgação dos serviços da Rede de Proteção à Mulher, composta pelo Ministério Público do Tocantins e diversas instituições, que atuam na prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher.


Todo o valor arrecadado com a venda de entradas e comidas foi revertido na aquisição de cestas básicas e materiais de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela Patrulha Maria da Penha.


Doação de Sangue


Outra ação social que se destaca há anos na instituição é a campanha “Parceiros pela Vida”, que tem a finalidade de coletar bolsas de sangue para o Hemocentro de Palmas e incentiva membros e servidores a se tornarem doadores regulares e a fazerem o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.


A campanha é coordenada pelo MPTO, por meio do seu Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), e conta com participação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal, Sebrae, OAB Tocantins e Correios. 


Responsabilidade Social


Para a administração do MPTO, as ações se destacam porque, além de serem uma obrigação institucional, passam a ser fruto do trabalho voluntário dos colaboradores, gerando uma adesão orgânica que leva as campanhas a ganharem uma espécie de vida própria, formando uma grande corrente do bem. 


Também ajuda o público interno e externo a compreender, de forma mais eficiente, a importância de se engajar em uma causa social, incentivando o desenvolvimento de  valores como o respeito, a generosidade e o compromisso com o meio ambiente.


(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)