calendar_month
09/10/2023

2ª etapa do projeto Minicidadão, do MPTO, contemplará estudantes da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, em Palmas


Esta semana o projeto Minicidadão, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), chega a mais uma escola palmense. Nesta terça e quarta-feira, 10 e 11,  mais de 360 crianças e adolescentes da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, localizada na 405 norte, terão a oportunidade de tirar sua primeira carteira de identidade e CPF. 


A escola será a segunda a receber as ações do Projeto. Na última semana, o MPTO entregou mais de 90 documentos a estudantes da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos. 


Eloah, de 10 anos, foi a primeira a pegar o documento. Empolgada, ela contou a todos que agora vai poder viajar com mais segurança e que o documento também será útil na hora que ela for no postinho, já que também possui o cartão SUS dela. 


RG

O registro geral (ou RG) é um dos principais documentos de identificação de um indivíduo. É aquele que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Levantamento de dados do MPTO apontou que, em Palmas, mais de 23 mil crianças e adolescentes estudantes com até 12 anos não possuem o documento.


Realidade que o projeto pretende mudar, na Capital e no interior do Tocantins, destaca a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo. “Primeiro vamos fazer um trabalho de conscientização dos pais para que enviem as certidões de nascimento das crianças. Depois a equipe do Instituto de Identificação do Tocantins e da Receita Federal vêm até a escola coletar a biometria e fazer os documentos”, disse.


(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)