MPTO executa mais uma etapa do projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania com alunos do IFTO de Paraíso
Na terça-feira,19, a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Pùblico (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, realizou uma visita ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Paraíso do Tocantins, a fim de realizar mais uma etapa do projeto "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania".
Em uma roda de conversa, a procuradora falou sobre o objetivo do projeto e repassou ensinamentos teóricos para que eles possam verificar em suas respectivas comunidades as demandas que necessitam da atuação do MPTO e instigar a defesa da cidadania.
Vera Nilva frisou a relevância do projeto para a formação social de cada um e, ao final do bate-papo, entregou camisetas aos 60 alunos da unidade participantes da ação.
O projeto
O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania é direcionado a jovens estudantes da rede pública e tem o intuito de fortalecer a consciência sobre direitos coletivos, além de estimular a atuação na defesa da cidadania e aproximar o Ministério Público da sociedade.
A ação será realizada nos anos de 2023 e 2024, com participação de 120 estudantes, sendo 60 da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, situada em Palmas, e 60 alunos do IFTO de Paraíso. E contará com diversas etapas, envolvendo atividades como palestras com membros do MPTO, orientações para os professores e coordenadores, gincana, trabalho de campo na comunidade e ainda um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos.
Os campeões do concurso serão contemplados com viagem cultural ao Jalapão, e também com notebooks e tablets.
(Erlene Miranda - Ascom MPTO)