calendar_month
30/08/2023

Nova sede do MP em Gurupi tem aprovação e participação de membros e servidores

Morando em Gurupi desde 1992, a promotora de Justiça Luma Gomides cresceu e se formou na cidade. Frequenta a atual sede das promotorias de Justiça de Gurupi desde quando era estagiária e está ansiosa para a inauguração das novas instalações, que acontecerá na quinta-feira, 3. “É uma imensa alegria ver o Ministério Público crescer. As excelentes condições de trabalho e conforto vão refletir em melhor atendimento ao cidadão”, disse.


A promotora destaca que além das melhorias já esperadas nos gabinetes dos promotores, a nova sede possui espaço para a realização de audiências e eventos com maior número de pessoas. Citou como exemplo uma reunião recente de inspeções ordinárias que precisou ser realizada no Fórum da cidade.


Para a servidora Kédima Lima, uma das mais antigas da unidade, com 22 anos de serviços prestados, a localização estratégica do prédio é um diferencial. A sede está situada no Park Filó Moreira, espaço que abrigará diversos serviços públicos no município, no trevo sul da cidade, com acesso facilitado aos moradores das demais cidades atendidas pela comarca. 


Segundo ela, as 53 pessoas que trabalham na sede também terão mais espaço para desenvolvimento das atividades diárias. “A estrutura física é muito espaçosa, tanto para os servidores como para o público, estou muito feliz com essa nova fase. Trabalhar no Ministério Público é muito bom, porque a cada dia tem um aprendizado, tanto com o público quanto com os colegas, cada dia é um acontecimento diferente e uma história diferente”, pontuou, sorrindo.


Já o promotor de Justiça Rafael Pinto Alamy destaca que a nova sede, moldada e pensada ainda em 2018, almejou e mirou em um futuro com crescimento populacional e econômico latente. É que o novo prédio já foi construído com espaço extra para o crescimento futuro do MPTO.


“A antiga sede das Promotorias de Justiça de Gurupi serviu confortavelmente aos membros, servidores, estagiários, funcionários por mais de 23 anos, quando, nos anos 2000, a população estimada era algo em torno de 65 mil habitantes. Hoje, conforme censo populacional recente, a cidade encontra-se com quase 90 mil habitantes. Assim, em face das novas demandas que surgiram, com o progresso econômico e tecnológico, é impensável permanecermos no passado”, disse.


Planejamento coletivo


O projeto arquitetônico da nova sede foi reavaliado e discutido entre a gestão e os promotores de Justiça que atuam nas respectivas promotorias, visando atender às aspirações dos integrantes para o exercício pleno das atividades ministeriais. 


A promotora de Justiça Ana Lúcia Bernardes está em Gurupi desde setembro de 2016 e participou de todo este processo. Para ela, é uma realização ver o projeto sair do papel e poder entrar no novo prédio, depois de sete anos  de trabalho em uma sede apertada e antiga. “Estou ansiosa e muito feliz pela nossa mudança. O novo prédio é moderno, espaçoso e muito bonito. Com um gabinete confortável e funcional, proporciona um ambiente adequado para oferecer um atendimento de qualidade à população de Gurupi e demais cidades da comarca”, disse.


Características do prédio 
O novo prédio das Promotorias de Justiça de Gurupi se configura como a maior sede própria do MPTO no interior do estado, possuindo 1.643,03 m² de área construída, 12 gabinetes de promotoria (com banheiro privativo), além  de salas para analista anexas, sala de reuniões, plenário, recepção, espaço lúdico, espaço de apoio à amamentação, sala para técnicos, sala para estagiários, sala para assistente social, sala para oficial de diligência, sala de manutenção TI, sala de apoio, copa, administrativo, arquivo, almoxarifado e garagem privativa.


(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)