Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Saber MP apresenta estrutura e atribuições do MPTO a estudantes de direito da Fasec, em Palmas

Atualizado em 31/03/2023 15:35


“A gente caminha em Palmas e passa pelo prédio do MP e não tem noção da estrutura que tem dentro. Da quantidade de promotores,  de procuradores, de comarcas no interior do Tocantins, é surpreendente!”, declarou o estudante de direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), Yuri Coelho, durante mais uma edição do projeto Saber MP, que busca aproximar o Ministério Público do Tocantins do público acadêmico. 



Os estudantes foram recebidos no Ministério Público do Tocantins pelo promotor de justiça Abel Andrade, que falou sobre as atribuições do MPTO, contou histórias e respondeu às perguntas dos participantes. “É muito bom receber esse público e mostrar para cada estudante como funciona o Ministério Público, suas diversas áreas de atuação, como nós trabalhamos, detalhes de cada promotoria, procuradoria, setores administrativos. Mostrar como é a estrutura organizacional do MPTO para oferecer o que há de melhor à nossa sociedade”, destacou. 



Na ocasião, os estudantes conheceram de perto a instituição, percorreram os quatro andares da Procuradoria-Geral de Justiça e receberam explicações sobre como funcionam os departamentos e os serviços que são oferecidos pelo MPTO.



A expectativa é que eles sejam multiplicadores dessas informações. Além disso, o projeto acredita que este contato possa acender uma chama em muitos desses estudantes, que podem se interessar em seguir carreira no MPTO no futuro.


Na abertura da palestra os alunos foram recepcionados pela diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público – (CESAF/ESMP), Vera Nilva Álvares Rocha Lira e a coordenadora do Centro de Apoio das áreas do consumidor, da cidadania, dos direitos humanos e da mulher, Isabelle Figueiredo.


Projeto
O projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento” foi criado em 2022 com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica, levando procuradores e promotores de Justiça até as universidades, para dialogar com estudantes de direito e de outras áreas relacionadas à atuação do MPTO. Na oportunidade, os membros falam sobre as funções da instituição e discutem com os alunos temas atuais da área jurídica. A iniciativa contempla universidades públicas e privadas.


Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO