MPTO e TJTO articulam ações para cooperação no projeto Maria nas Comunidades
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), participou nesta terça-feira, 07, de uma reunião para articular parceria entre órgãos ligados ao Sistema de Justiça para o desenvolvimento do projeto “Maria nas Comunidades”.
O projeto é uma iniciativa do Poder Judiciário que tem como objetivo conhecer de perto a realidade da mulher tocantinense, por meio de visitas aos municípios e da promoção de ações voltadas ao fortalecimento da mulher. A ideia é trabalhar temas ligados à Lei Maria da Penha e à igualdade de gênero no âmbito político e social.
Representando o MPTO, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo elogiou a iniciativa, fez pontuações sobre a necessidade de criar um sistema que permita o compartilhamento de dados que retratem a realidade local. Também sugeriu incluir ações que estimulem o empreendedorismo feminino e sobre a representatividade feminina na política.
O projeto foi apresentado pelo Ouvidor Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Segundo ele, a intenção do TJTO é assinar um Termo de Cooperação com os demais órgãos do Sistema de Justiça, no próximo dia 30.
Participação
Também compareceram à reunião a Defensora pública Vanda SuelIi; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins (ABMCJ/TO), Gizella Bezerra; a chefe de gabinete Glacielle Torquato; a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Alessandra Adorno; a delegada Titular da 1ª DEAM, Suzana Fleury; a delegada titular da 2ª DEAM, Cintia Miura Nakayama; a secretária-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO, Andrêssa Preto, e o servidor Denilson Mariano de Brito, representando a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins, entre outros.