Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ouvidoria do MPTO recebeu quase 8 mil manifestações no último biênio

Atualizado em 22/02/2023 16:40

Durante o biênio 2021 e 2022, a Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu 7.995 manifestações de cidadãos, a maior parte delas relatando possíveis casos de improbidade administrativa. As violações a direitos das áreas de saúde e educação aparecem na sequência de assuntos mais recorrentes nas manifestações.


O site do MPTO é o canal mais utilizado pelos cidadãos para as suas comunicações com a Ouvidoria, seguido do WhatsApp, que foi disponibilizado em 2021.

No período de 2021 e 2022, a Ouvidoria foi destaque também por instalar a Ouvidoria da Mulher (para prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência) e por executar os projetos Ouvidoria nas Escolas (com o intuito de apresentar a estudantes do Ensino Médio as funções institucionais do Ministério Público do Estado do Tocantins) e Ouvidorias Municipais (de estímulo à instalação de ouvidorias nas prefeituras e câmaras municipais).


Para acessar a íntegra do Relatório de Gestão 2021/2022 do Ministério Público, clique AQUI e confira a edição online ou baixe o arquivo que se encontra anexo ao final.


Manifestações: 7.995

2.931 de improbidade administrativa

1.140 de saúde

532 de educação

242 de crimes

240 de meio ambiente

223 de concurso público

207 de eleitoral

155 de consumidor

133 de Lei de Acesso à Informação

131 de atuação de membros e servidores

129 de idoso

122 de Infância e juventude

68 de execução penal

62 de administração e funcionamento do MPTO

55 de Controle externo da atividade policial


*Os dados referentes a 2022 são parciais, de janeiro a novembro


Manifestações – canais de comunicação:

5.850 no site

1.036 no WhatsApp

922 no e-mail

358 no telefone

56 no presencial