Ouvidoria do MPTO recebeu quase 8 mil manifestações no último biênio
Durante o biênio 2021 e 2022, a Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu 7.995 manifestações de cidadãos, a maior parte delas relatando possíveis casos de improbidade administrativa. As violações a direitos das áreas de saúde e educação aparecem na sequência de assuntos mais recorrentes nas manifestações.
O site do MPTO é o canal mais utilizado pelos cidadãos para as suas comunicações com a Ouvidoria, seguido do WhatsApp, que foi disponibilizado em 2021.
No período de 2021 e 2022, a Ouvidoria foi destaque também por instalar a Ouvidoria da Mulher (para prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência) e por executar os projetos Ouvidoria nas Escolas (com o intuito de apresentar a estudantes do Ensino Médio as funções institucionais do Ministério Público do Estado do Tocantins) e Ouvidorias Municipais (de estímulo à instalação de ouvidorias nas prefeituras e câmaras municipais).
Para acessar a íntegra do Relatório de Gestão 2021/2022 do Ministério Público, clique AQUI e confira a edição online ou baixe o arquivo que se encontra anexo ao final.
Manifestações: 7.995
2.931 de improbidade administrativa
1.140 de saúde
532 de educação
242 de crimes
240 de meio ambiente
223 de concurso público
207 de eleitoral
155 de consumidor
133 de Lei de Acesso à Informação
131 de atuação de membros e servidores
129 de idoso
122 de Infância e juventude
68 de execução penal
62 de administração e funcionamento do MPTO
55 de Controle externo da atividade policial
*Os dados referentes a 2022 são parciais, de janeiro a novembro
Manifestações – canais de comunicação:
5.850 no site
1.036 no WhatsApp
922 no e-mail
358 no telefone
56 no presencial