MPTO orienta profissionais de saúde do Hospital Dona Regina acerca de comunicações de casos de violência
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) foi convidado para ministrar palestra nesta quarta-feira, 19, em curso promovido pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS) no Hospital e Maternidade Dona Regina. O evento teve a finalidade de capacitar os profissionais da saúde e da rede de atendimento da unidade de saúde quanto aos cuidados com as pessoas em situação de violência sexual.
O promotor de Justiça Sidney Fiori, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Infância, Juventude e Educação (Caopije), palestrou sobre o dever dos profissionais de saúde de comunicar às autoridades competentes os casos de violência contra a criança e o adolescente.
Fiori ressaltou que, nessas situações de violência, não há necessidade de se comprovar o fato ou mesmo quem praticou, basta a hipótese diagnóstica. Com isso, é possível intervir para impedir a continuidade do risco à vida e as demais consequências à saúde da criança e do adolescente.
“Agressões e situações de abuso deixam marcas que podem durar por toda a vida, principalmente quando as vítimas são crianças. Esse tipo de crime teve aumento de notificações neste ano, quase 800 crianças menores de seis anos sofreram algum tipo de violência e passaram por atendimento em unidades de saúde pública do Tocantins”, destacou o promotor de Justiça. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)