MPTO e IFTO discutem parceria para desenvolvimento de projetos de proteção ambiental e de educação
Com a finalidade de implantar projetos de proteção ao meio ambiente, por meio da utilização de laboratórios e produtos, representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reuniram-se nesta quinta-feira, 9.
O procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), e a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), alinharam os projetos que podem ser realizados pelo acordo de cooperação a ser firmado entre as instituições.
Para a diretora-geral Cynthia Assis de Paula, com o convênio realizado, será possível estabelecer cooperação mútua entre IFTO, Caoma e Cesaf-ESMP, visando à integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento, e a utilização conjunta da experiência e da especialidade de cada um, em suas respectivas áreas de atuação, entregando resultados importantes para a sociedade tocantinense.
Entre as ações previstas pela cooperação, está o Projeto de Recuperação e/ou Reabilitação de Áreas de Lixões, que inicialmente será executado no antigo lixão de Palmas, localizado no setor Água Fria, com atividades de sondagem do solo na área de aterro. O levantamento tem por objetivo avaliar os níveis de compactação do solo e de emissão de gases, com o objetivo de determinar o grau de risco a que estão expostas as famílias que ocupam a área.
Além do projeto mencionado, poderão ser desenvolvidas atividades de análise das características físicas, químicas e microbiológicas dos resíduos sólidos urbanos; elaboração, análise e revisão de Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRS), monitoramento ambiental de água e efluentes, entre outros.
Participaram da reunião de alinhamento representando o IFTO, o diretor de Pesquisa e Extensão, Giulliano Guimarães Silva, e as professoras Claudia da Silva Aguiar Rezende e Alice Rocha de Souza.