calendar_month
23/05/2022

Campanha de combate ao abuso sexual infantil começa a ser veiculada em Palmas

Desde a última quarta-feira, 18, estão sendo veiculados alertas sobre os sinais de abuso sexual de crianças no ambiente virtual em diversos pontos da capital.  A ação faz parte da campanha publicitária idealizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em parceria com a Prefeitura de Palmas e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.


Outdoors distribuídos em diversas regiões de Palmas, bem como adesivos afixados em ônibus, alertam pais e responsáveis para os sinais de abuso sexual no ambiente virtual, como baixa autoestima, sentimentos de culpa e vergonha, ansiedade, automutilação, agressividade, alteração de hábitos de socialização, falta de confiança nos adultos, dificuldade de aprendizagem e outros sintomas. 


Conforme adverte a campanha, as crianças têm acesso às redes sociais cada vez mais cedo, estando preparadas ou não para as interações que o ambiente virtual possibilita. Os casos podem ser denunciados ao MPTO pelo telefone 127 ou ao serviço federal, pelo Disque 100.


A campanha está sendo veiculada, também, em TVs, rádios e redes sociais.


Confira o vídeo da campanha “Fique atento aos sinais de abuso sexual no ambiente virtual”.