Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Inscrições para o V Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos têm início na sexta-feira

Atualizado em 25/08/2020 15:12

Tem início nesta sexta-feira, 28, o período de inscrições para o V Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, evento que ocorrerá na modalidade virtual, nos dias 16 e 17 de setembro. 

A edição de 2020 tem temática voltada à agroecologia (considerada uma das alternativas sustentáveis em face ao uso de agrotóxicos) e aos novos marcos regulatórios dos agrotóxicos. 


O evento é uma realização do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, em parceria com o Ministério Público do Tocantins (MPTO).


Inscrições e público-alvo
As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro, por meio do endereço eletrônico http://eadcesaf.mpto.mp.br/moodle. Haverá emissão dos certificados para os participantes que cumprirem a carga horária prevista.


O encontro ocorre em edições anuais e tem como público-alvo profissionais com atuação relacionada à defesa do meio ambiente, da saúde do trabalhador e do consumidor, além de produtores rurais interessados em práticas sustentáveis, gestores públicos, comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e população em geral.


A transmissão do evento ocorrerá pelo Youtube, no canal do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento de Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP).


PROGRAMAÇÃO 


Dia 16/09/2020:

9h00 – Abertura: Apresentação e Contextualização do V Encontro do FTCIA – José Maria da Silva Junior / MPTO-Coordenador

9h10 às 10:40 - Painel Temático 1: Sistemas Agroflorestais
Moderadora: Adriane Valadares  – Conselheira do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região.
Painelista 1: Joice Ferreira -. Bióloga e pesquisadora da EMBRAPA Amazônia Oriental
Painelista 2: Professora Conceição Previero (Ulbra) 
Painelista 3: Olivia Marques - Gestora de Projetos Sócio Ambientais. Experiência da AgroFloresta dos Ipês, na Fazenda do Futuro, Caseara-TO.
Painelista 4: Wandro Cruz Gomes da Silva - Ruraltins

14:00 às 15:30 hs – Painel Temático 2: Agroecologia é Saúde. Perspectivas e desafios da PNAE e PAA no Estado do Tocantins.
Moderadora: Mônica Costa (SES/TO)
Painelista 1 (palestrante):  Rafael Oliveira - Representante da ANA
Painelista 2 (debatedor): Paulo Rogério Gonçalves – APA-TO e representante da ATA.
Painelista 3 (debatedor): Keile Beraldo – Coordenadora NEADS/UFT
Debatedoras: Maria do Carmo e Maria Senhora – Cooperativas em agroecologia. 

Dia 17/09/2020


9:00 hs – Painel Temático 3: Novos marcos regulatórios dos agrotóxicos: é a boiada do veneno passando? Perspectivas e desafios para a segurança e controle dos impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.
Moderador: José Maria da Silva Junior – MPTO-Coordenador do FTCIA e Caoma.
Painelista 1: Leomar Daroncho – Procurador do Trabalho
Painelista 2: Luiz Cláudio Meirelles - Pesquisador adjunto da Fundação Oswaldo Cruz
Painelista 3: Fernando Ferreira Carneiro - Pesquisador da Fiocruz Ceará, GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO.