MPTO realiza visita técnica em abrigo de idosos de Alvorada
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e órgãos parceiros formaram uma equipe multidisciplinar para realizar visita técnica à Casa Abrigo para Idosos do município de Alvorada. A inspeção ocorreu na quarta-feira, 20, e teve como objetivo verificar aspectos relacionados à segurança, limpeza e ao tratamento dispensado aos idosos.
A visita técnica foi articulada pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Mulher e da Saúde (Caocid) do MPTO, como parte do projeto Permanecer Melhor, voltado à proteção da pessoa idosa, por meio de vistorias nas instituições de longa permanência existentes no Tocantins. A intenção do projeto é monitorar as ações desenvolvidas por estas entidades e subsidiar com informações técnicas os promotores de Justiça que atuam na área, para garantir a qualidade do serviço prestado à pessoa idosa. Em Alvorada, a visita técnica foi solicitada pela Promotoria de Justiça da Comarca.
Participaram da vistoria de quarta-feira representantes das secretarias estaduais da Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Cidadania e Justiça e do Corpo de Bombeiros Militares.
Para a coordenadora do Caocid, promotora de Justiça Jacqueline Orofino, trata-se de uma importante ação que visa tutelar os direitos das pessoas idosas, sobretudo a garantia da dignidade dessas pessoas, que, por motivos de abandono familiar, necessitam de acolhimento nessa fase da vida.