Videoaulas sobre qualidade de vida são apresentadas no encerramento da X Semana da Saúde do MPTO
Ao longo dos últimos cinco dias, membros e servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO) puderam participar de uma série de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e à construção de um ambiente de trabalho mais saudável. Nesta sexta-feira, 22, último dia da 10ª edição da Semana da Saúde do MPTO, foram apresentadas três videoaulas, produzidas especialmente para os integrantes da instituição que atuam nas Comarcas do interior do Tocantins.
A videoaula sobre “Vivências Corporais” orientou os integrantes sobre postura, alongamentos e exercícios que podem ser executados no próprio ambiente de trabalho. O material foi elaborado pelas fisioterapeutas da instituição, Lillian Demetrio e Patrícia Marques.
Já o curso sobre “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, ministrado pelo professor da UFT Carlos Mendes Rosa, discutiu a importância do cuidado com a mente e do controle emocional. Por fim, o psicólogo Juliano Correa conduziu a videoaula sobre “Assertividade”, que trata da capacidade de cada um defender seus direitos ou opiniões de forma calma e positiva, sem ser agressivo ou aceitar passivamente algo com o qual não concorda.
De acordo com a chefe do Setor de Saúde, Candice Novaes, a ideia das videoaulas surgiu após das visitas às Comarcas do interior, onde foi constatada a demanda. “A intenção é ampliar o acesso às práticas desenvolvidas pelo Setor de Saúde a todos os integrantes do Ministério Público do Tocantins, por meio de vídeos simples e objetivos”. O material está disponível na plataforma online do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) pelo link eadcesaf.mpto.mp.br/moodle
(João Lino Cavalcante)