Promotoras de Justiça participam de debate sobre a presença feminina na política
Discutir o protagonismo feminino na política e o direito das mulheres foi o objetivo da roda de debates que reuniu mulheres de todo o estado nesta sexta-feira, 22, no auditório da Ahãndu, em Palmas. As promotoras de Justiça Thaís Cairo Lopes, assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça, e Flávia Rodrigues Cunha, titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, prestigiaram o evento.
Falando sobre a participação das mulheres na política, a promotora de Justiça Thaís Cairo destacou o cuidado que as candidatas devem ter para não serem inseridas em candidaturas fake. “É preciso atenção em relação a possíveis candidaturas de fachada, usadas somente para cumprir a cota de gênero. Quem se utilizar desse expediente pode ser alvo de investigação no período eleitoral”, pontuou.
A promotora de Justiça Flávia Rodrigues representou o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e acompanhou os debates. Ela avaliou que o evento foi inspirador, em especial pelos depoimentos de mulheres de destaque, que relataram suas trajetórias, suas conquistas e as dificuldades enfrentadas.
“Ficou evidente a necessidade premente de termos uma maior representatividade política, já que somos maioria em termos de população e de número de eleitores. Por isso, o evento demonstrou a necessidade da estruturação de uma rede de apoio às candidaturas femininas, para que venha a ser formado esse capital político, que é essencial para a representatividade política e para a democracia”, considerou Flávia Rodrigues.
Também participaram dos debates autoridades do Estado, as deputadas federais Flávia Arruda (DF), Shéridan Oliveira (RR), Soraya Santos (RJ), Magda Mofatto (GO) e Joice Hasselmann (SP); além das jornalistas Roberta Tum e Maju Cotrim.