Promotor de Justiça lança livro em formato digital sobre tráfico internacional de pessoas
O promotor de Justiça e assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, lançou na última semana o livro em formato digital “Tráfico internacional de pessoas: evolução histórica com ênfase na defesa dos direitos humanos”, pela editora Simplíssimo.
Para discorrer sobre a temática, o autor realiza uma análise do tráfico de pessoas, resgatando o contexto histórico do período escravagista até chegar à modernidade. Sequencialmente, discorre acerca dos Direitos Humanos, abordando o que caracteriza tráfico de pessoas e todo o arcabouço legislativo que norteia essa forma de crime.
Segundo dados da ONU, cerca de 27 milhões de adultos e 13 milhões de crianças são vítimas de tráfico em todo o mundo. Nesse contexto, o livro, além de ser uma contribuição para a literatura jurídica, é de grande importância para alertar a sociedade sobre o tráfico internacional de pessoas e sobre algumas de suas modalidades: tráfico de pessoas para fins de exploração sexual de crianças e adolescentes, tráfico de pessoas para retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo humano e tráfico decorrente de políticas migratórias.