Hospital Infantil de Palmas é vistoriado pelo MPTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou vistoria de rotina no Hospital Infantil Público de Palmas, nesta quarta-feira, 19, com o objetivo de percorrer as dependências da unidade e ouvir familiares de pacientes e servidores sobre a qualidade dos serviços.
A vistoria teve à frente o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela e constatou 17 pacientes nos corredores. Uma realidade diferente daquela verificada na inspeção anterior, realizada em 27 de setembro, em que não foram encontrados leitos improvisados. A explicação da direção é que falta espaço na unidade para atender os aumentos sazonais na demanda de pacientes infantis, que costumam ocorrer por questões relacionadas ao clima e a outros fatores.
Também houve queixas quanto à precisão e ao tempo de liberação dos exames que são realizados no local por um laboratório terceirizado, o que a gestão informou que vem sendo verificado nos termos da execução contratual.
Ainda durante a vistoria, foram solicitadas à direção informações sobre os medicamentos e insumos que se encontram em falta, o que pode subsidiar a atuação do Ministério Público na esfera judicial e extrajudicial.
A realização fiscalização em unidades de saúde é uma prática rotineira do Ministério Público e visa acompanhar o cumprimento de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e prevenir falhas que possam comprometer o direito à assistência médica gratuita e de qualidade. (Flávio Herculano)