Ministério Público recebe visita de comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental
O Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, coordenador do Centro Operacional do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Tocantins (Caoma/MPTO), recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, a visita do tenente-coronel Alex Simas Queiroz, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Estado do Tocantins (BPMA).
Queiroz esteve acompanhado dos capitães Souto e Hallim, integrantes do BPMA. Na ocasião, o Procurador de Justiça apresentou a estrutura de trabalho do Ministério Público na defesa do ambiente, que conta com 42 promotorias de justiça locais, sendo sete promotorias especializadas ambientais locais, além de três Promotorias de Justiça regionais com atuação nas bacias hidrográficas.
Os promotores de Justiça com atuação na área contam, também, com o apoio da equipe técnica do Caoma, formada por engenheiros ambientais, engenheiro florestal, agrônomo, biólogo, arquiteto urbanista, geógrafo, além do Laboratório de Geotecnologias (LabGeo).
O comandante Simas disse que o Ministério Público é parceiro de longa data do Batalhão de Polícia Militar Ambiental no tocante à preservação da fauna e flora tocantinense. O BPMA tem atuação administrativa, preventiva e repressiva, por meio de ações de fiscalização, constatação e autuação de infrações, em conjunto com os órgãos de proteção do meio ambiente, como o MPTO.