calendar_month
19/09/2019

MPTO orienta agentes que participarão das eleições de conselheiros tutelares

Os membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO) têm se movimentado no sentido de prestar assistência e orientar acerca do processo eleitoral para conselheiros tutelares. As eleições acontecem no dia 06 outubro e terão o MPTO como instituição responsável pela fiscalização do pleito.


Em Arraias, na última terça-feira, 17, um encontro promovido pelo promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega reuniu membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da comissão do processo de escolha.


Anteriormente, no mês de agosto, o promotor esteve com os agentes e candidatos ao cargo de conselheiro tutelar, onde falou da relevância do processo eleitoral, da importância do Conselho Tutelar para a proteção dos direitos da criança e adolescente, bem como das regras para propaganda pelos candidatos. O momento também serviu para que os candidatos pudessem fazer questionamentos e exposições. Encontros semelhantes ocorreram no mês de agosto em Pedro Afonso e Colmeia.


Já em Palmas, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, orientou os servidores Ministério Público que atuarão como fiscais no dia da eleição sobre como devem proceder. (Denise Soares)