calendar_month
13/09/2019

CPGE define próxima etapa da revisão do Planejamento Estratégico 2020/2029

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, os promotores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) estarão reunidos para a 3ª fase da revisão do Planejamento Estratégico da Instituição. A data do evento, previamente definida pelos procuradores de Justiça, foi anunciada durante reunião da Comissão Permanente de Gestão da Estratégia (CPGE) realizada na manhã desta sexta-feira, 13.


Na oportunidade, foram apresentados os resultados da 1ª e 2ª fases, realizadas junto ao Colégio de Procuradores de Justiça. Os membros do Colegiado redefiniram a missão, elaboraram uma proposta de cadeia de valor, estabeleceram a nova visão de futuro e formularam as estratégias que direcionarão o plano a ser implementado. Os procuradores ressaltaram a importância do desenvolvimento do trabalho no fortalecimento da Instituição e se comprometeram com o engajamento para o sucesso das fases posteriores.


Nesta 3ª fase, o desafio será traduzir a estratégia em termos operacionais, por meio da construção de objetivos, indicadores, metas e sugestões de iniciativas, nas diversas áreas de atuação do MPTO. Para isso, os promotores utilizarão a metodologia elaborada pelo Departamento de Planejamento e Gestão, baseada no Balanced Scorecard (BSC), conforme preceitos estabelecidos na Resolução nº 147/2016 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e o resultado da pesquisa de problemas prioritários apontados pelos cidadãos tocantinenses.


Durante os três dias de evento, a condução dos trabalhos será acompanhada pela equipe da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. Após a 3ª fase, já em novembro, haverá evento com os demais integrantes para refinamento das propostas destinadas à área meio, conforme as diretrizes elaboradas nas fases anteriores.


Quanto à já tradicional apreciação de projetos para inclusão na proposta orçamentária de 2020, realizada sempre no mês de setembro, a CPGE orienta que os interessados em implementar iniciativas apresentem suas propostas nos eventos do Planejamento Estratégico.


A presidente da CPGE, subprocuradora-Geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira, destacou que a revisão do Planejamento Estratégico 2020/2029 é “fundamental para o aprimoramento e a evolução do Ministério Público”, e reforçou a importância da participação de membros e servidores na construção do futuro da Instituição.


Projetos

Ainda durante a reunião, a CPGE deliberou acerca dos projetos da “Biblioteca Virtual”, “Cultura MP” e “Soluções de Contra-Inteligência”.


CPGE

Conforme a Portaria nº 446/2017, a Comissão Permanente de Gestão da Estratégia tem como finalidade desenvolver, orientar, acompanhar e avaliar as atividades referentes a planejamento estratégico, promoção institucional, articulação de políticas públicas e sociais, inteligência e segurança.

Fazem parte da CPGE a chefia de gabinete da PGJ, a assessoria especial do PGJ, a chefia de gabinete da Corregedoria-Geral, a coordenação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, a coordenação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, a Diretoria-Geral do MPTO, além dos chefes da Assessoria de Comunicação, da Controladoria Interna, do Departamento de Planejamento e Gestão, do Departamento de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, do Departamento de Finanças e Contabilidade, do Departamento Administrativo, do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação e da Comissão Permanente de Licitação.