MPTO capacita integrantes com ações voltadas à segurança institucional
Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), realizou, no mês de agosto, ações voltadas para e incentivo e difusão da cultura de segurança institucional aos integrantes da instituição. As atividades atendem à Resolução n° 156 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que instituiu o “Mês da Segurança Institucional” para que todos os Ministérios Públicos promovam iniciativas e atividades relacionadas a esta temática.
Nesta edição, foram disponibilizados dois cursos teóricos e práticos, sendo um de defesa pessoal e outro de direção preventiva e evasiva, ambos ministrados por instrutores da Polícia Militar.
Além disso, foi ofertado na modalidade à distância, por meio do Cesaf, o curso EAD, “Instruções práticas de segurança institucional”, ministrado pelo Major Leandro Guimarães Nunes, disponível para visualização até o dia 29 de outubro. A palestra orienta acerca de condutas seguras tanto na entrada e saída do trabalho quanto na vida pessoal, com objetivo de proteger a vida e o patrimônio.
O balanço dos trabalhos foi apresentado pela Presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) ao Colégio de Procuradores, procuradora de Justiça Ana Paula Catini, em sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada nesta segunda-feira, 02. Na ocasião, a procuradora reforçou a importância dos cursos e enfatizou que a meta é atrair mais integrantes e motivá-los a participar da programação nos próximos anos. (Denise Soares)