PGJ participa de solenidade dos 30 anos de criação da Procuradoria-Geral do Estado
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participou, na sexta-feira, 30, de solenidade alusiva aos 30 anos de criação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento aconteceu no Palácio Araguaia, em Palmas, reunindo representantes das instituições do Sistema de Justiça do Estado.
Na ocasião, foram rememoradas as dificuldades dos primeiros anos, a construção da carreira de procurador do Estado, os três concursos realizados, bem como foram enfatizados momentos marcantes da atuação dos membros na representação judicial e extrajudicial do Estado do Tocantins. Procuradores e servidores administrativos que contribuíram para a realização dessa história receberam homenagens.
Também foi apresentado o projeto Memória PGE, que reunirá documentos, fotos, vídeos e outros registros, com a finalidade de manter acessível a história do órgão.
O órgão foi criado em 1989, na capital provisória de Miracema, com o nome de Advocacia-Geral do Estado. Em 1990 foi transferido para Palmas e, quatro anos depois, passou a se chamar Procuradoria-Geral do Estado.
Em discurso, José Omar agradeceu a contribuição dos integrantes da Procuradoria-Geral do Estado para o crescimento e a consolidação do Estado do Tocantins. “Se não fosse o trabalho e a dedicação das senhoras e dos senhores, o Tocantins não teria chegado aos 30 anos com seu atual nível de maturidade”, avaliou.
Por parte do MPTO, também esteve presente o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Luciano Casaroti. (Flávio Herculano)