Evento discute mineração no contexto da saúde do trabalhador
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) é parceiro no II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizado nesta sexta-feira, 23, pela Secretaria de Saúde do Estado, em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Extensão "Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino" (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins. O evento acontece durante todo o dia no auditório térreo do MPTO e tem como temática “A Mineração no Tocantins e no Brasil”.
Na abertura do seminário, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, falou sobre a relação da saúde com o meio ambiente, explicitando que o tema da mineração requer maior atuação por parte dos órgãos ambientais.
José Maria citou exemplos das duas últimas tragédias, ocorridas em Brumadinho e Mariana, no estado de Minas Gerais, e que vitimaram centenas de pessoas em decorrência da omissão dos grandes empreendimentos. “Nós temos situações críticas aqui no Tocantins que merecem tratamento e cuidado dos órgãos. Devemos ampliar o debate sobre o tema e o Ministério Público do Tocantins, assim como o Ministério Público do Trabalho, estão dispostos a reforçar essa integração”, disse.
O encerramento do evento acontece no fim da tarde, com uma mesa-redonda, na qual o Procurador de Justiça discorrerá sobre o papel do Ministério Público e a importância da comunicação entre os órgãos.