calendar_month
24/08/2019

Aprimoramento das práticas de gestão é discutido durante Fórum Nacional e Congresso Brasileiro do CNMP

Com o objetivo de discutir e articular a implementação das melhores práticas de gestão de suporte às atividades finalísticas, integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) participaram, entre os dias 20 e 23 de agosto, em Brasília, da 2ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP) e do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.


Com vagas subsidiadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os integrantes dos comitês de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação e Representantes da Administração Superior (RAS) puderam acompanhar as reuniões temáticas, debates e palestras.


Para a presidente da Comissão Permanente de Gestão da Estratégia (CPGE), Subprocuradora-Geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira, a participação do MPTO nessa edição do Fórum Nacional de Gestão possibilitou alinhamento com o CNMP quanto às diretrizes voltadas para as práticas de governança e gestão estratégica em todos os níveis da instituição, orientadas para resultados. “Será imprescindível o engajamento de todos os membros na elaboração do nosso Planejamento, de modo a estabelecermos indicadores para uma gestão administrativa compartilhada e padronizada, buscando a desburocratização das nossas rotinas de trabalho, a consolidação normativa, a integração entre sistemas, a centralização de serviços administrativos, primando pela atividade finalística e assegurando a disponibilidade e a aplicação eficiente dos recursos orçamentários”, enfatizou.


O 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público oportunizou aos participantes a troca de práticas e experiências que poderão fortalecer o sistema de gestão do MPTO. Teve destaque a apresentação do promotor de Justiça do Rio de Janeiro Emerson Garcia sobre o processo de construção da resolutividade, na qual o palestrante expôs o potencial de aplicação e riscos da consensualidade na atuação cível como estratégia para alavancar os resultados institucionais. Também chamou atenção a palestra sobre gestão de promotorias ministrada pela equipe do MPSC, que demonstrou a importância do Bussiness Inteligent para auxiliar a tomada de decisões dos Promotores de Justiça, contribuindo para a melhoria da qualidade e resolutividade da atuação ministerial.


Durante a programação do Congresso, que teve como tema “Ministério Público e Agenda 2030: resolutividade e os objetivos de desenvolvimento sustentável”, o CNMP lançou o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP 2020-2029). O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta, destacou que o FNG/MP foi fundamental para a elaboração do novo PEN. “Todos aqui presentes são responsáveis e artífices da produção deste documento, pois foi uma obra de construção coletiva, com a participação de membros e servidores de todos os ramos e unidades do MP brasileiro”, afirmou o conselheiro.