PGJ, Cesaf e ATMP discutem parceria para realização do I Congresso do Ministério Público do Tocantins
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 11, integrantes da diretoria da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) para tratar da realização do I Congresso do Ministério Público do Tocantins. Com o tema “30 anos do Ministério Público: identidade, diálogo e defesa da democracia”, o congresso acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro.
O presidente da ATMP, promotor de Justiça Luciano Casaroti; a diretora da entidade, promotora de Justiça Isabelle Rocha Valença; e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), promotor de Justiça Octahydes Ballan Júnior, que integram a comissão organizadora, fizeram uma pequena explanação sobre o planejamento do congresso e receberam total apoio do Procurador-Geral de Justiça para o início dos preparativos. “É importante que os 30 anos do Ministério Público do Tocantins e da ATMP sejam coroados com um evento desta magnitude e que entre para a história da instituição”, disse o PGJ.
A responsabilidade pela organização ficará a cargo tanto da entidade de classe quanto da Administração Superior do MPTO e do Cesaf.
Luciano Casaroti disse que a intenção é realizar um congresso com a presença de profissionais renomados da área jurídica. “Serão três dias de aprendizado, divididos em oficinas, workshops e palestras. A programação ainda está sendo definida e em breve divulgaremos”, explicou.
A reunião tratou ainda de procedimentos para oferta de cursos de mestrados em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e em Gestão e Políticas Públicas, por meio de convênios com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Escola Superior da Magistratura (Esmat).
Para encerrar, o Procurador-Geral de Justiça anunciou os trâmites para a contratação de uma biblioteca virtual, a ser utilizada como fonte de pesquisa pelos integrantes do Ministério Público do Tocantins.
Também participaram da reunião, a subprocuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, e o assessor especial da PGJ, Promotor de Justiça Paulo Alexandre de Siqueira. (Denise Soares)