MPE prestigia 3ª edição do “Justiça Cidadã”
A Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, representando o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participou na manhã desta segunda-feira, 24, em Miranorte, de mais uma edição do “Justiça Cidadã”. O projeto do Poder Judiciário objetiva percorrer todas as comarcas do Estado, levando atendimento à comunidade, realizando palestras e treinamentos com magistrados e servidores.
Na ocasião, o Juiz de Direito Clédson José Dias Nunes, diretor do Fórum da comarca de Miranorte, disse que as demandas na comarca praticamente dobraram num período de sete anos, fato que ele atribui à facilidade da população em acessar à Justiça. Segundo ele, um dos fatores que contribuiu para essa ampliação foi a estruturação das instituições do sistema de Justiça, a exemplo do Ministério Público, que atualmente conta com dois promotores de Justiça na comarca. O juiz ainda destacou alguns trabalhos desenvolvidos entre as duas instituições, os quais beneficiarão diretamente a comunidade local.
A Procuradora de Justiça Vera Nilva parabenizou a iniciativa do Judiciário em formar uma rede com todas as instituições, com a finalidade de proporcionar prestação de serviços aos cidadãos, e aproveitou o momento para ressaltar a importância de elevar a comarca de Miranorte de segunda para terceira entrância, alegando grande demanda judicial e a localização estratégica do município, às margens da br 153.
A necessidade de instalação, por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Miranorte foi outro assunto pontuado pela procuradora de Justiça, que deu apoio à proposta do Delegado Regional de Polícia Civil Bruno Baeza. “Coloco-me à disposição, como membro do Ministério Público, para colaborar e auxiliar naquilo que for possível”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, destacou a missão do Judiciário em atender bem ao jurisdicionado e o propósito de visitar as 42 comarcas do Estado com o projeto Justiça Cidadã. A iniciativa tem como objetivo aprimorar e ampliar os serviços da Justiça, descentralizando as ações, facilitando o acesso e aumentando o nível de confiança da população no Judiciário. “Somos servidores públicos e estamos aqui para servir à comunidade; por isso o nome Justiça Cidadã, porque o cidadão é nossa prioridade”, complementou o magistrado durante sua fala na abertura do projeto na Comarca.
Prestigiaram a solenidade os promotores de Justiça de Miranorte Thaís Massilon e Rodrigo Barcellos, o Defensor Público Geral, Fábio Monteiro; o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga; o prefeito do Miranorte, Antônio Carlos Martins Reis; o Delegado Regional da Polícia Civil, Bruno Baeza; a coordenadora Estadual do Proerd, coronel da PM Alaídes Machado; além de integrantes do Tribunal de Justiça, advogados e população em geral.
Programação com estudantes
Na parte da tarde, os promotores de Justiça Thaís Massilon e Rodrigo Barcelos participaram, no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, da palestra sobre Educação Digital, da premiação do concurso de redação e ainda das rodas de conversas com o tema “Proteção da Criança e do Adolescente” (Denise Soares)