Inaugurada sede da Promotoria de Novo Acordo
A comarca de Novo Acordo recebeu nesta segunda-feira, 17, as novas instalações da sede da Promotoria de Justiça. São 193,59 m² de área construída que abrigam ampla recepção, gabinete de promotor de Justiça com banheiro, sala para analistas, sala para técnicos e estagiários, além de sala de reuniões com capacidade para 25 pessoas, garagem, copa e banheiros. A construção foi feita sob medida para locação por parte do Ministério Público do Tocantins (MPTO), e é adequada às normas de acessibilidade.
A servidora Ilma Ribeiro Lima celebrou a nova casa. “Estávamos em um espaço apertado, o que nos impedia de atender bem as pessoas. Hoje, além da localização estratégica da sede, trabalhamos com conforto e conseguimos prestar um melhor atendimento ao cidadão que busca a Promotoria de Justiça. Só temos a agradecer ao Procurador-Geral por ter voltado os olhos para Novo Acordo”, comemorou.
Durante a solenidade de entrega da nova sede, o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, ressaltou o projeto de construções sob medida, iniciado em sua gestão, para abrigar as sedes das Promotorias de Justiça em todo o Tocantins. “Com essa iniciativa, foi possível oferecer condições adequadas de trabalho aos integrantes da Instituição e espaço digno para receber bem o cidadão. Precisamos mudar a realidade das promotorias no interior do Estado, algumas ainda funcionam dentro dos fóruns, outras estão em condições precárias, vamos entregar novas estruturas”, destacou José Omar, ao relatar que outras construções modernas e funcionais como a de Novo Acordo devem ser edificadas em breve, como é o caso Araguaçu, Filadéflia, Arapoema, Ponte Alta, Itacajá e Araguacema.
Emocionada, a promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi agradeceu à equipe da Promotoria pela dedicação ao trabalho. “Temos uma grande produtividade, graças ao esforço dos servidores que se dedicam diariamente na prestação de serviços à coletividade”, disse a Promotora que também agradeceu ao PGJ pela sensibilidade em observar que o Ministério Público em Novo Acordo precisava de um novo espaço e por possibilitar a ida de um Assessor Técnico para compor o quadro de servidores.
O corregedor-geral do MPTO, procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra, participou da solenidade e lembrou da importância da consolidação da identidade do Ministério Público, quando são entregues à população prédios estruturados. “Se em toda comarca o Ministério Público dispuser de um prédio como esse, a Instituição terá sua identidade fortalecida, pois o cidadão vai reconhecê-lo e saber que ali está o lugar que ele procura”.
A subprocuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, mencionou o empenho da promotora de Justiça Renata Rampanelli. “Mesmo com a estrutura precária e sem as condições apropriadas, ela dedicou-se ao extremo e fez o melhor trabalho possível, isso representa o Ministério Público”, destacou Maria Cotinha.
A procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira também parabenizou a administração pela iniciativa das construções sob medida. “Esse resultado que estamos vendo aqui beneficia principalmente a sociedade, proporciona o conforto ao cidadão, que ao passar por aqui vai saber que, nesse espaço, terá seus anseios atendidos”.
Também participaram da solenidade a chefe de gabinete da PGJ, promotora Cynthia Assis de Paula; a assessora especial da PGJ, promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes; o diretor-geral do MPTO, Uiliton da Silva Borges, o diretor-geral da Assembleia Legislativa, Manoel Diamantino de Souza Júnior, que na ocasião representou o presidente Antônio Andrade; a chefe do Cartório Eleitoral; o prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar; o presidente da Câmara de Vereadores, Jordel Macedo; o delegado Vladimir Bezerra de Oliveira; a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Eleni Dias; além de servidores da Promotoria de Justiça.