IV edição do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos discute segurança alimentar
Acontece na manhã desta sexta-feira, 14, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a abertura do IV Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Esta edição tem como tema “Segurança Alimentar” e objetiva a troca de experiência e a articulação entre os órgãos de vigilância e fiscalização, instituições acadêmicas, entidades governamentais e sociedade. O evento é uma realização do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, coordenado pelo MPTO.
A solenidade de abertura contou com a apresentação do coral MPEncanto, além de homenagem do Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e do Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, à servidora aposentada do Ministério Público Marli Santos, que prestou relevantes contribuições na área do meio ambiente na instituição.
Falando em nome do Ministério Público, o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, deu boas-vindas aos participantes, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Fórum desde a sua criação e destacou que o encontro anual coroa esforços de instituições e entidades que o congregam. “O Fórum tem atuações na proteção do meio ambiente, na defesa da saúde e do consumidor”, pontuou. José Maria também agradeceu o apoio da atual gestão do MPTO na realização dos eventos que envolvem a área do meio ambiente.
A Procuradora do Trabalho Gisela Nabuco enfatizou que o Ministério Público do Trabalho tem preocupação peculiar e reserva prioridade à saúde do trabalhador, sendo a discussão do combate aos agrotóxicos de grande relevância. “O trabalhador está duplamente exposto, não apenas como consumidor, mas também porque está presente da produção dos alimentos. Por não possuir conhecimento e noção dos riscos em manusear os agrotóxicos, torna-se a parte vulnerável, por isso é importante a atuação intersetorial”.
Já a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Gisele Loureiro, 2ª coordenadora adjunta do Fórum, defendeu maior conscientização do consumidor como forma de prevenção. “É importante sabermos quais tipos de venenos estamos consumindo e como prevenir as consequências desse consumo”, expôs.
Durante todo o dia, serão realizados três painéis que terão como temas: contaminação da água para o consumo, resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos e Consumidores Sustentando Agricultores (CSA), além da realização de uma plenária para elaboração da Carta do IV Encontro. (Denise Soares)