calendar_month
10/06/2019

Promotora ministra palestra em Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A convite da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranã, a promotora de Justiça Janete Intigar ministrou, na manhã desta sexta feira, 07, uma palestra para cerca de 200 alunos das redes municipais e estaduais de ensino do povoado Bom Jesus da Palma localizado na zona rural de Paranã, em agenda da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio. Entre as atividades previstas na programação, também foi realizada uma caminhada em conjunto com a comunidade.


Na ocasião, ela conversou com as crianças e discorreu sobre os diversos tipos de abuso sexual, alertando que além de estranhos, familiares e pessoas próximas podem praticar esses atos e de que forma eles podem se proteger. Explicou também que nem sempre esses abusos são realizados por meio de contato físico. “Não pensem que abuso sexual é só o toque, só o contato íntimo, o abuso também pode ser feito sem contato físico, quando um adulto pede que a criança tire a roupa ou quando presencia ou é utilizada como objeto de desejo e realização sexual”, informou a promotora.


Durante a palestra, Janete esclareceu a diferença entre abuso sexual e exploração sexual, explicando que o abuso geralmente é cometido por pessoas próximas à criança e se caracteriza pelo ato sexual, com ou sem contato, enquanto a exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de ganhar dinheiro, oferecendo o menor como ferramenta de satisfação sexual, tráfico e outros meios de exploração. (Dalvanilde Pascoal- estagiária)