calendar_month
31/05/2019

Tribunal do Júri é tema de bate-papo entre promotor de Justiça e acadêmicos de Direito


Pelo menos 600 acadêmicos participaram do bate-papo “Tribunal do Júri: da Teoria à Prática”, realizado no auditório da Ulbra na capital, na noite desta quinta-feira, 20. O evento contou com a presença do Promotor de Justiça Breno Simonassi, que discorreu sobre a atuação do Ministério Público na Sessão do Tribunal do Júri.


Com vasta experiência no Tribunal do Júri, Simonassi também fez a explanação de uma teoria desenvolvida por ele em 2016, chamada de Teoria da Qualificadora, baseada em uma obra cinematográfica.


O momento foi de interação com os acadêmicos, que também puderam tirar dúvidas sobre este tipo de tribunal, responsável por julgar crimes dolosos contra a vida, no qual o magistrado decide a sentença e fixa pena com base na vontade dos jurados, ou seja, conselho de sentença formado por populares.


Além do representante do Ministério Público, o bate-papo foi enriquecido com as experiências do Defensor Público Rubismark Saraiva Martins e do advogado Thiago D’Ávila. “Considero o envolvimento do Ministério Público com a área acadêmica de grande importância, pois nos aproxima dos estudantes e contribui para a formação deles”, enfatizou Breno Simonassi.