Promotora de Justiça ministra palestra sobre violência doméstica em Congresso de Psicologia
A promotora de Justiça e assessora especial do Procurador-Geral da Justiça, Thaís Cairo Souza Lopes, participou na noite desta quinta-feira, 23, da 4ª edição do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), representando o Ministério Público do Tocantins. O evento, que acontece entre os dias 21 e 25 de maio, é realizado pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra.
Com o tema “Da violência ao feminicídio: um caminho a ser percorrido”, a Promotora, que também foi coordenadora do Núcleo Maria da Penha, ministrou a palestra levando à reflexão de que qualquer mulher pode ser vítima de violência ou tende a sofrer alguma agressão ao longo da vida. “Toda oportunidade que o MP tiver para discutir o tema com a sociedade, inclusive no universo acadêmico, é importante. Precisamos refletir sobre o assunto, pois a violência está presente em nosso meio. É uma forma de trabalho preventivo”, explicou a promotora.
Conforme dados apresentados pela palestrante, a taxa de feminicídio é a 5ª maior do mundo, que se torna ainda maior quando se trata de mulheres negras e pobres. Para Thaís Cairo, ainda há um longo caminho para que os índices de violência contra a mulher sejam reduzidos, e a complexidade da violência doméstica envolve a relação que a vítima tem com o agressor, como marido ou pai.
Para a professora do curso, Muriel Correia, a temática abordada é importante para os alunos conhecerem e entenderem como identificar tipos de violência e quando a mulher pode estar sofrendo abuso ou agressão. “Durante o Congresso, debatemos vários assuntos sobre psicologia e sexualidade, como comunidade LGBT e temas acerca da violência doméstica. A participação da promotora de Justiça foi uma forma de mostrar para os alunos a importância do núcleo de proteção e explicar um pouco como ele funciona”, contou a professora.