PGJ prestigia solenidade em comemoração ao Dia da Infantaria
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participou na manhã desta sexta-feira, 24, de solenidade no 22º Batalhão de Infantaria, em comemoração ao Dia da Infantaria. A celebração ocorre no dia 24 de maio, em homenagem à data de nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio, patrono da “Rainha das Armas” do Exército Brasileiro.
Na cerimônia, o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, ressaltou a importância, em nível nacional, do brigadeiro Antônio Sampaio, considerado um dos maiores reapresentantes militares da história do Brasil Independente, herói da Gerra da Tríplice Aliança e morto em combate na Guerra do Paraguai.
Um dos pontos altos da cerimônia, prestigiada pelo PGJ, ocorreu quando o Presidente do Tribunal de Justiça, Helvécio de Brito Maia, ex-soldado de infantaria, foi convidado a colocar uma corbelha de flores (coroa) no busto do Brigadeiro Sampaio.
Como já é tradição, o evento contou com formatura dos pelotões e desfile da tropa, honras militares, entoação da canção da infantaria, oração do infante e leitura da Ordem do Dia alusiva à data. “Após a independência e durante o período Brasil Império, a Infantaria desempenhou papel central na manutenção da integridade nacional, pois participou da contenção de revoltas e de rebeliões internas, bem como dos enfrentamentos nos diversos conflitos externos, em particular o da Guerra da Tríplice Aliança, no qual destacou-se, por mérito e bravura, o Brigadeiro Sampaio”, ressaltou um trecho da ordem do dia lido durante o momento.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares dos três Poderes, que atuam no estado do Tocantins nas esferas federal, estadual e municipal. (Denise Soares)