calendar_month
06/05/2019

Justiça Cidadã em Novo Acordo conta com a participação do MPTO


A Comarca de Novo Acordo recebeu nesta segunda-feira, 06, o projeto Justiça Cidadã. O evento contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, da Subprocuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, da Assessora Especial da PGJ, Thaís Cairo Souza Lopes, e da promotora de Justiça titular da Comarca, Renata Castro Rampanelli Cisi.


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) é parceiro do projeto, idealizado pelo Tribunal de Justiça, que visa aproximar o cidadão do Sistema de Justiça, por meio de palestras, atendimentos, mutirões de conciliação, dentre outros serviços destinados à comunidade e aos servidores do Judiciário. A iniciativa percorrerá todas as 42 Comarcas do Tocantins.


“Fiz questão de trazer parte da minha equipe da Procuradoria-Geral de Justiça para a abertura do Justiça Cidadã como forma de demonstrar nosso reconhecimento quanto à relevância desta iniciativa. O Ministério Público estará presente em todas as fases do projeto. Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça por aproximar a sociedade tocantinense dos órgão que integram o Sistema de Justiça. Só assim poderemos aprimorar os serviços prestados ao cidadão”, disse o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior.


Durante a abertura, o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, afirmou que a iniciativa foi pensada para facilitar ainda mais o acesso ao Judiciário. “O Justiça Cidadã não é um projeto meu ou do Judiciário, é da comunidade e do cidadão. Foi instituído com o objetivo de fomentar ações e serviços da Justiça em todas as comarcas, contando com a parceria de todos os integrantes do sistema de Justiça”, afirmou.


Palestra

A Promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi, titular da Promotora de Justiça de Novo Acordo, participou de uma roda de conversa sobre proteção da criança e do adolescente. Cerca de 200 alunos do Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão se reuniram no pátio da escola para receber orientações sobre cidadania e seus direitos.


“Senti que essas palestras enriqueceram nosso conhecimento e, como moramos em uma cidade do interior, muitas vezes não temos acesso a este tipo de debate para nos fazer pensar”, declarou a estudante Beatriz Lustosa Almeida, de 15 anos.


Sede Promotoria

Cumprindo agenda em Novo Acordo, o Procurador-Geral vistoriou a obra da nova sede das Promotorias de Justiça da Comarca. A construção, feita sob medida para o MPTO, deve ser entregue em até 60 dias.