calendar_month
03/05/2019

Mulheres do MPTO integram nova gestão da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica


Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 03, a posse da comissão estadual da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ, no Tocantins. A solenidade, realizada na sede da OAB/TO, oficializou a posse da Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira como vice-presidente da associação. Também integra a diretoria, no conselho consultivo, a subprocuradora-Geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra e na comissão de estudos da Lei Maria da Penha, as Promotoras de Justiça Flávia Sousa Rodrigues e Thaís Cairo Souza Lopes.


“A ABMCJ é uma entidade atuante em nível nacional, mas, especificamente no Tocantins, encontrava-se inativa. Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca de temas que têm impacto na vida de toda a sociedade. Assumo a vice-presidência com o propósito de dar voz e presença às mulheres em discussões jurídico-sociais, como a reforma da Previdência”, disse Vera Nilva.


O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, prestigiou o evento e falou da importância de entidades como a ABMCJ na luta pela igualdade de gênero. “A posse das colegas na diretoria da associação comprova o destaque que o Ministério Público conquistou no meio jurídico. A ABMCJ destaca a fundamental relevância da mulher em um segmento que era predominantemente formado pelo público masculino”.


A entidade, no Tocantins, será presidida pela advogada Elaine Barbosa Noleto. A ABMCJ foi fundada em 03 de abril de 1985 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. É filiada à Féderation Internationale des Femmes des Carrières Juridiques, que faz parte do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), desde 1961. Trabalha com outras Federações e Associações, além de membros individuais, que têm objetivos comuns nos quatro continentes: África, Ásia, América e Europa. No Brasil, está instalada em 25 estados, por meio de “Comissões Estaduais”, contando com mais de três mil associadas em seus quadros.


A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, além de membros e servidores do MPTO, como o presidente da Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (Asamp), Saldanha Valadares Neto, e o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Luciano Casaroti.