MAIO AMARELO: MPTO inicia campanha sobre prevenção de acidentes no trânsito
Ao longo do mês de maio, o Ministério Público Tocantins (MPTO) “se vestirá” de amarelo, em referência à campanha “Maio Amarelo: no trânsito, o sentido é a vida”. O objetivo é alertar a população sobre os índices de mortos e feridos no trânsito, além de orientar sobre cuidados na prevenção de acidentes.
O prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, está com iluminação especial em tons amarelos, em referência à campanha. Diariamente o perfil @MPETocantins nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) divulgará informações sobre direitos e deveres no trânsito, além de dicas de segurança.
No Tocantins, somente no ano de 2018, o MPTO ajuizou 978 ações relacionadas a crimes de trânsito. A Comarca de Palmas lidera o ranking estadual, com 231 ações, seguida por Araguaína (139), Gurupi (106), Dianópolis (57) e Paraíso do Tocantins (57).
“O Ministério Público e parte da sociedade têm se esforçado para superar os desafios na prevenção de acidentes e na construção de um trânsito mais seguro. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas ações como o Maio Amarelo são ferramentas importantes neste processo de conscientização de todos”, disse a promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, titular da 1ª Promotoria Criminal de Gurupi.
Ela explica também que a atuação do Ministério Público ocorrerá na esfera criminal, mas não na administrativa, nos casos de infrações que não caracterizem delitos. Dentre os crimes previstos no Código de Transito Brasileiro, verifica-se grande ocorrência de homicídios e de embriaguez ao volante.
Na capital
Dados do programa Vida no Trânsito mostram a evolução do número de veículos na capital nos últimos anos. Em 2010 a frota palmense era de 108.247 veículos e saltou para 187.029 no ano de 2018.
Apesar da significativa queda no número de acidentes fatais em 2016, quando foram registradas 26 mortes, nos anos seguintes o índice subiu drasticamente. Ao todo, 1.534 acidentes foram registrados em Palmas no ano de 2018 e resultaram em 55 óbitos. As motocicletas representam 26,38% da frota total de Palmas e 69% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais.
Mais de 35% de acidentes com morte nas ruas da capital, em 2018, tiveram como vítimas jovens de 18 a 25 anos.
O movimento
O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
A campanha tem, ainda, o objetivo de promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, além de mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. O movimento já conta com o apoio de 27 países, 1.425 empresas e 423 cidades. (João Lino Cavalcante)