calendar_month
13/03/2019

Assembleia Legislativa homenageia membros do Ministério Público pelo Dia Internacional da Mulher

A Procuradora de Justiça Ana Paula Catini e a Promotora de Justiça de Porto Nacional, Márcia Mirele Stefanello Valente, estão entra as 19 homenageadas em sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada na manhã desta quarta-feira, 13, pela Assembleia Legislativa do Tocantins. As integrantes do Ministério Público foram agraciadas com o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, pelos relevantes trabalhos prestados em prol das mulheres.


Conduzida pela líder do Governo na Casa, deputada Valderez Castelo Branco (PP), a solenidade contou com a execução do hino nacional, a exibição de um vídeo em homenagem às mulheres, momento ecumênico, ministrado pela pastora Lediane Cavalcante Rodrigues, da igreja Nova Aliança, além de uma reflexão da irmã Maria Tereza, da comunidade Vida Sementes do Verbo. O homenagem contou ainda com a apresentação artística da cantora Carolina Oliveira e do músico Ítalo Pereira.


Em nome do Ministério Público, a Procuradora de Justiça Ana Paula Catini, que foi indicada pela deputada Valderez Castelo Branco para receber a homenagem, falou da satisfação em integrar uma instituição que é atuante na defesa da mulher e da igualdade de gênero. “Este é um agradecimento comovente, porque é sabido o quanto é difícil ser uma cidadã politicamente atuante numa democracia onde ainda prevalecem o preconceito e a desigualdade. Não podemos deixar de desejar ter homens e mulheres que lutem com brilhantismo no combate à violência contra a mulher e que buscam incansavelmente o empoderamento feminino, concentrado no direito universal de nos expressar livremente e de sermos ouvidas e respeitadas”, disse.


Indicada pelo deputado Valdemar Júnior, a Promotora de Justiça Márcia Mirele Valente, que atua na área da Infância, Juventude e Educação em Porto Nacional, se disse lisonjeada pela honraria. “Este é o reconhecimento do trabalho de uma promotora de Justiça que tem um olhar diferente para as questões sociais e não apenas para questões processuais”, declarou.


Prestigiaram a homenagem o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; a assessora do Procurador-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Thaís Cairo; e a Promotora de Justiça Flávia Souza Rodrigues, representando a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP).



Sobre Guilhermina Ribeiro da Silva


Guilhermina Ribeiro da Silva, a Dona Miúda (1928-2010) foi uma personalidade ímpar na comunidade do Mumbuca, povoado de Mateiros, no Jalapão, Leste do Tocantins. Uma das matriarcas do povoado, precursora da arte de trabalhar com o capim dourado, Dona Miúda herdou este talento da sua mãe, que por sua vez havia aprendido com a avó.


Além dos seus conhecimentos e através da sua personalidade forte e determinada, Dona Miúda foi figura fundamental para a difusão do artesanato em capim dourado no Brasil e no exterior. (Denise Soares)