calendar_month
25/02/2019

Integrantes do MPE participam de 1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça


Um grupo de integrantes do Ministério Público do Estado do Tocantins participou, em Manaus, da 1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Norte, que teve como tema “Perspectivas da Equidade de Gênero no Sistema de Justiça – Ministério Público” e aconteceu na sexta-feira, 22, e no sábado, 23.


Durante a conferência, foram trabalhados temas como ingresso, permanência e movimentação na carreira; condições de trabalho; jornada de trabalho, gênero e família; empoderamento, lideranças e participação político-institucional e igualdade de gênero.


Das oficinas temáticas, foram extraídas propostas com foco na promoção da equidade de gênero na instituição, das quais 26 foram aprovadas ao final do evento, em votação plenária. Um documento ainda será formulado, para a ampla divulgação das propostas.


O evento, organizado pela presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, atende aos objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a agenda 2030 da ONU, especialmente o Objetivo 5, que visa estabelecer a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. O encontro é a primeira de cinco conferências a serem realizadas nas diversas regiões do país.


Na abertura do evento, a presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a equidade de gênero é tema prioritário na Procuradoria-Geral da República e no CNMP.


“Estamos cientes de que as relações humanas exigem cuidado, temas difíceis devem ser tratados com paciência e perseverança, e longas jornadas são necessárias para o caminho que leva à igualdade e dignidade humanas”, completou Raquel Dodge.

Presenças
Do Tocantins, participaram do evento a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira e as promotoras de Justiça Bartira Silva Quinteiro, Cynthia Assis de Paula, Flávia Souza Rodrigues, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, Maria Natal de Carvalho Wanderley, Ruth Araújo Viana e Waldelice Sampaio Moreira Guimarães. (Flávio Herculano, com informações da Ascom CNMP)