calendar_month
25/02/2019

FNQ apresenta resultado do processo de autoavaliação do Ministério Público

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, marcou mais uma etapa da implantação do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no Ministério Público Estadual (MPE). A equipe da FNQ, composta pelo presidente Jairo Martins, pela gestora de projetos Giovana Sandrini e pela consultora Ivana Mara Rodrigues, apresentou aos integrantes do Comitê Interno de Avaliação da Gestão pelo Modelo de Excelência em Gestão (CIAG/MEG) os resultados da Autoavaliação Assistida, elaborada no período de setembro a dezembro de 2018.


Conforme dados coletados pela consultora Ivana Mara durante as 32 entrevistas realizadas com membros e servidores, a FNQ pôde traçar um perfil do nível de amadurecimento institucional e orientar ações que possam contribuir com a melhoria dos resultados do MPE, destacando as potencialidades e os pontos fracos do órgão. A consultora destacou 86 pontos fortes e 237 oportunidades de melhorias. “O MPE pode ser uma instituição pública pioneira e fazer diferença em gestão pública”, completou Ivana.


De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, a partir desse diagnóstico será possível orientar as ações prioritárias, com foco e fundamentos na excelência da gestão. “Vamos planejar o Ministério Público do futuro, nesse sentido convido todos os integrantes a participar desse processo de amadurecimento e fortalecimento institucional. Nosso objetivo é prestar um serviço de excelência e qualidade e sermos reconhecidos por isso. Precisamos de ousadia para mudar o Ministério Público, a transformação da instituição depende do engajamento de todos, esse processo exige esforço e dedicação”, disse o PGJ.


Continuidade

Nos próximos dois dias, de 26 a 27 de fevereiro, o Comitê Interno de Avaliação da Gestão participará do “Workshop de Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão”.


Comitê

O CIAG/MEG foi instituído pela Portaria nº 689/2018, sob a presidência da chefe de gabinete, promotora de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira, e tem como componentes representantes da Corregedoria-Geral do MP, Ouvidoria, Assessoria Especial Jurídica, Colégio de Procuradores, Conselho Superior, Diretoria-Geral, Diretoria de Expediente, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Cerimonial, Gaeco, Núcleo de Inteligência, Centros de Apoio, Cesaf, Controladoria Interna, Departamento Administrativo, Departamento de Gestão e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Comissão Permanente de Licitação, Departamento de TI, Departamento Financeiro, Sede das Promotorias de Justiça de Araguaína e de Gurupi, além da ATMP e Asamp. (Alayla Milhomem)