Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público divulga Manual de Redação aprovado pelo Colégio de Procuradores

Atualizado em 19/02/2019 11:21

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) divulga nesta segunda-feira, 18, o seu Manual de Redação, que apresenta diretrizes e normas para garantir a uniformização de documentos oficiais produzidos no âmbito da instituição. A publicação foi aprovada pelo Colégio de Procuradores de Justiça no dia 04 de fevereiro.


Construído ao longo dos últimos dois anos, o Guia foi coordenado pela Assessoria de Comunicação e contou com a colaboração de membros e servidores.


A fim de facilitar a elaboração de textos oficiais, o Manual de Redação do Ministério Público traz exemplos de documentos utilizados no dia a dia da instituição, destacando a natureza e a forma de apresentação desses textos, a exemplo de ofícios, atos, portarias e outros.


O documento contempla ainda aspectos gramaticais a serem observados nos textos, tais como uso de maiúsculas e minúsculas, regência de verbos e nomes, uso de acento grave, além das novidades introduzidas na língua com a implantação do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em especial as regras de acentuação e uso do hífen.


No intuito de servir como material de consulta, a publicação apresenta, ainda, uma lista de palavras que, devido à semelhança na pronúncia ou na escrita, costumam suscitar dúvidas no momento da elaboração de textos.


Esta é a primeira edição do Manual de Redação, a qual ficará disponível para receber sugestões de membros e servidores, a serem incorporadas ao documento em edição posterior. As contribuições podem ser encaminhadas ao e-mail imprensa@mpto.mp.br.