calendar_month
18/02/2019

Cesaf realiza reunião para definir temas de qualificações e calendário de atividades para 2019


O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Octahydes Ballan Junior, reuniu-se nesta segunda-feira, 18, com os coordenadores dos centros de apoio operacional, com o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e com os promotores-corregedores com o objetivo de definir temas prioritários para a qualificação de membros e servidores, estabelecer pautas de interesse das diversas áreas de atuação e esquematizar um calendário de eventos para o ano de 2019.


Ao definir os temas prioritários de qualificação em conjunto com os coordenadores dos Caops, o coordenador do Cesaf pretende implementar ações que atendam às reais necessidades do Ministério Público Estadual.


Sobre a antecipação da definição dos temas e também da agenda de eventos, a intenção é organizar as atividades de forma planejada, viabilizando a busca por palestrantes que sejam qualificados e que possuam destacada atuação. Com isso, espera-se alcançar resultados mais efetivos, segundo explicou Octahydes Ballan.


Com o planejamento das atividades, o Cesaf busca também implementar um calendário que evite conflito de datas entre eventos e colisões de interesses entre os diversos setores da instituição.


Acerca do aperfeiçoamento funcional, o novo coordenador do Cesaf, empossado no último dia 12, explicou que pretende atuar em duas frentes distintas. Uma destinada ao planejamento e realização de oficinas, para a difusão dos conhecimentos de caráter predominantemente técnico e prático. A outra será voltada à programação de cursos de média duração, subdivididos em módulos, relacionados a temas jurídicos de maior complexidade.

Por parte dos Centros de Apoio Operacionais, participaram presencialmente da reunião os coordenadores do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, José Maria da Silva Júnior; da Infância, Juventude e Educação, Sidney Fiori Júnior; e o subcoordenador do Patrimônio Público e Criminal, Juan Aguirre. Telepresencialmente, participaram a coordenadora da área do Consumidor, Araína Cesárea D’Alessandro; e o coordenador do Patrimônio Público e Criminal, Vinícius de Oliveira e Silva. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid), Jacqueline Orofino, encaminhou por escrito suas sugestões porque realizava audiência em Gurupi. (Flávio Herculano)