calendar_month
18/01/2019

Promotora de Justiça conhece trabalho de recuperação de ativos do Espírito Santo


A assessora especial do Procurador-Geral de Justiça, promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, visitou, na quinta-feira, 17, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) do Estado do Espírito Santo. A intenção foi conhecer o trabalho desenvolvido naquele Estado e buscar expertise para a implantação de um comitê similar no Tocantins.


O Cira do Espírito Santo foi o segundo a ser instalado no país, há cerca de 10 anos. O órgão é sediado no Ministério Público Estadual, sendo coordenado por um integrante da instituição e contando com representantes da Polícia Civil, da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria Estadual da Fazenda, que atuam de forma conjunta, por meio de seus núcleos específicos de combate à sonegação.


Na visita, Thais Cairo conversou com o promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, que coordenou o Cira por nove anos, a partir da criação do órgão colegiado; e com o promotor de Justiça Luís Felipe, atual coordenador, que assumiu o comando dos trabalhos em agosto de 2018.


O Cira do Espírito Santo foi criado para reforçar a repressão à sonegação fiscal e tornar mais efetivo o combate a esse tipo de crime. No Estado do Tocantins, o Ministério Público está articulando a implantação de trabalho semelhante.


Na passagem pelo Ministério Público daquele estado, a assessora especial do PGJ também visitou a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cláudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia.

Thaís Cairo está de férias no Espírito Santo, tendo aproveitado para conhecer pessoalmente as ações do Cira, desse modo, sem custos para o MPE. (Flávio Herculano)