Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional apresenta relatório de atividades de 2018
O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Ministério Público Estadual (MPE) divulgou em dezembro, o relatório com os números e as principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2018. De acordo com os dados, foram instaurados 75 processos administrativos, realizados 141 despachos e pareceres, além de 10 viagens e 31 reuniões institucionais.
O documento destaca algumas das atividades de maior relevância do departamento, tais como: a elaboração da Cartilha de Segurança Institucional como parte da 1ª Semana Nacional de Segurança Institucional, a renovação da contratação de prestação de serviços de manutenção (preventiva e corretiva) do Sistema Guardião e a elaboração dos projetos “Soluções de Contrainteligência – varredura eletrônica e inspeção ambiental” e “Semana de Segurança Institucional do MPTO / 2019”, dentre outras.
A Diretoria de Inteligência do NIS foi responsável por 07 processos e iniciou, este ano, a atualização do relatório de levantamento de risco nas instalações de 20 Promotorias de Justiça do interior. Já o Departamento de Análise de Dados e Informações e o Departamento de Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (LAB-LD) realizaram 3728 pesquisas e o Departamento de Operações e Segurança Institucional realizou 30 ordens de missão, que resultaram em 09 diligências, sendo 08 em Palmas e uma no interior do estado do Tocantins.
O relatório destaca também as capacitações, em vários eventos fora do estado, realizadas pelos servidores da equipe do NIS para aperfeiçoamento das atribuições institucionais.
NIS
A criação do NIS foi aprovada em 2015 pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), tendo como principal função auxiliar nas investigações relacionadas aos grupos criminosos e prestar auxílio às ações dos Promotores de Justiça. (Paulo Teodoro)