calendar_month
07/12/2018

MPE encerra primeira fase da implantação do Modelo de Excelência na Gestão

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Comitê Interno de Avaliação da Gestão, com apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), concluiu a primeira fase da implantação do Modelo de Excelência na Gestão (MEG).


Nessa primeira fase, foi realizado o acompanhamento da construção da autoavaliação, além de entrevistas com áreas estratégicas do MPE para levantamento dos processos gerenciais.


A consultora da FNQ, Ivana Mara Rodrigues da Silva, destacou que o MPE recebeu de forma satisfatória a proposta de trazer as oportunidades de melhoria aos processos gerenciais da Instituição. “Os integrantes do MPE acolheram a proposta e foram transparentes ao responder as avaliações com objetividade, o que demonstra o interesse e o compromisso de todos em desenvolver o processo de melhoria da gestão”, concluiu.


O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, agradeceu o trabalho desenvolvido pela consultora Ivana, e destacou a importância da FNQ no suporte às atividades de planejamento do MPE. “Temos como meta aprimorar a gestão, e esse apoio é fundamental para a implantação do modelo de gestão de excelência”.


Uma nova etapa da implantação do MEG, prevista para começar em 2019, contempla a avaliação de resultados com o relatório diagnóstico da maturidade da governança organizacional e a construção de um plano de melhorias para a gestão.


MEG

A implantação do MEG contempla a Autoavaliação Assistida, que visa a melhoria dos processos gerenciais e dos resultados da Instituição em busca de uma gestão de qualidade. A parceria com a FNQ teve início em setembro com reuniões de sensibilização e capacitação dos integrantes do MPE quanto a metodologia do Modelo de Excelência.