Membros do Ministério Público recebem título de cidadão tocantinense pelos serviços prestados
Três membros do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO) foram homenageados na manhã desta terça-feira, 04, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa para a entrega do título de cidadão tocantinense. Os Procuradores de Justiça Alcir Raineri Filho e Ricardo Vicente e a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery foram alguns dos 34 indicados. O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e diversos Promotores de Justiça prestigiaram o evento.
As indicações observaram critérios como a contribuição ao Estado e o legado de ações sociais, políticas, religiosas, administrativas e empresariais. “São homens e mulheres vindos de várias regiões do Brasil, que escolheram o Tocantins para viver e contribuir com o seu trabalho e projetos. Cidadãos marcados na história do Tocantins que ajudaram a construir um Estado forte,” destacou a presidente da Casa, Luana Ribeiro.
Todos os membros do Ministério Público foram indicados pelo deputado estadual Paulo Mourão. Emocionados, eles falaram sobre a satisfação de terem sua atuação reconhecida “Quando chegamos no Tocantins, não bebemos a água mais limpa e certamente carregamos as pedras mais pesadas, mas recebo de coração e me sinto honrado com essa homenagem”, declarou Ricardo Vicente.
Alcir Raineri falou sobre o orgulho de integrar a sociedade tocantinense e participar desta história. “No momento em que o Tocantins faz 30 anos, o poder Legislativo procurou reconhecer, aqui, as instituições democráticas que foram e são importantes para a construção deste estado. Estou orgulhoso em poder fazer parte deste contexto”.
Já a Promotora de Justiça Maria Roseli, que tem desenvolvido atuação expressiva na área da saúde, agradeceu pela honraria e a dedicou aos colegas de trabalho, familiares e em especial, aos militantes do sistema único de saúde. “Ter vindo para o Estado do Tocantins, na fase da sua implantação, foi um grande desafio, em vários aspectos da minha vida, o que despertou na minha pessoa uma força imensurável que me permitiu chegar até aqui, com a certeza de que dei o melhor de mim, trabalhando com dedicação, compromisso, entusiasmo e amor ao próximo, sobretudo, servindo à população mais carente”, disse.
Participaram das homenagens o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Luciano Casaroti, a Promotora Assessora do Procurador-Geral de Justiça, Thaís Cairo, além dos Promotores de Justiça André Varanda, Flávia Souza Rodrigues, Beatriz Regina Lima de Mello, Fábio Lang, Ceres Gonzaga de Rezende e Paulo Alexandre de Siqueira.
Demais homenageados
Receberam a honraria o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Villas Boas; o defensor público geral Murilo da Costa Machado; o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques; o Conselheiro do Tribunal de Contas, Alberto Sevilha;
o prefeito de Paraíso do Tocantins e ex-governador Moisés Avelino (MDB); o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni; o vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione; o membro da Academia Tocantinense de Letras, José Francisco Concesso, dentre outras autoridades.