MPE discute cessão de sistema de informação à Polícia Civil
O Corregedor-Geral do Ministério Público, João Rodrigues Filho, recebeu na tarde desta segunda-feira, 03, integrantes da Polícia Civil do Tocantins. No encontro, foi discutida a possibilidade cessão do software Athenas, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE), às atividades da polícia. A parceria possibilitará a interligação na troca de informações entre as duas instituições.
O chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação do MPE, Huan Borges Tavares, explicou que atualmente o sistema é adotado por diversas instituições do Tocantins e inclusive por Ministério Públicos de outros estados, podendo a Polícia Civil utilizá-lo e desenvolver uma ferramenta dentro do programa que atenda a sua demanda.
A sugestão da parceria foi proposta pelo Grupo Especial de Controle Externo de Atividade Policial (Gecep) do Ministério Público, como forma de melhorar a eficiência dos trabalhos da polícia e possibilitar melhor atuação em conjunto com o Ministério Público. “Assim o Gecep cumpre seu papel de exercer o controle externo da atividade policial, atuando preventivamente para que a Polícia Civil aprimore a rotina e o procedimento de coleta de dados estatísticos de investigações policiais, buscando aumentar a eficiência, celeridade, aperfeiçoamento e a transparência da atuação da Polícia Civil”, citou o promotor de Justiça Roberto Freitas Garcia, integrante do Gecep.
Participaram da reunião o Corregedor da Polícia Civil, Fábio Augusto Simon, e o Corregedor Adjunto Douglas Sie Carreiro, além dos Promotores de Justiça e membros do Gecep Roberto Freitas Garcia, Rafael Alamy e Paulo Alexandre de Siqueira e dos Promotores Corregedores Octahydes Ballan Júnior e Pedro Evandro Rufato. (Denise Soares)