MPE conhece sistema de alta tecnologia que visa simplificar o atendimento de ocorrências da Polícia Militar
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Marcelo Sampaio, receberam na manhã desta segunda-feira, 03, o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Jaizon Veras Barbosa, e outros integrantes da corporação. A visita teve a finalidade de apresentar o sistema de comunicação integrado “Tecnologia Embarcada” para o atendimento de ocorrências da Polícia Militar.
A “Tecnologia Embarcada” é um sistema informatizado que substitui o preenchimento de formulários de ocorrência feitos à mão pelo informatizado, com a utilização de tablet ou smartphone ligados à rede de internet e acoplados às viaturas, no momento da ocorrência. Segundo o comandante-geral, o sistema vai possibilitar mais modernidade e rapidez, já que atualmente, a PM utiliza-se de até 15 tipos formulários de ocorrências.
Outra vantagem do aplicativo é o encaminhamento do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) diretamente ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), sem necessidade de entregá-lo na delegacia de polícia civil. “O sistema de tecnologia embarcada visa dar maior celeridade à atuação da polícia militar, uma vez que esta será redirecionada a atender demandas de policiamento”, explicou Jaizon, que ainda ressaltou que o método reduzirá de 45 minutos para 10 minutos o atendimento de uma ocorrência.
Atualmente o aplicativo é utilizado em cinco estado, sendo Santa Catarina (SC) o estado pioneiro, pois adotou a tecnologia há pelo menos 10 anos e apresenta ótimos resultado com relação à redução do tempo, de recursos financeiros e de recursos humanos. O Chefe do Estado Maior, Cel. Henrique Lima, destacou ainda que o sistema permitirá o acesso às câmeras de segurança de vias e de órgãos públicos.
O Procurador-Geral de Justiça avaliou como uma iniciativa positiva. “É uma inovação tecnológica que vai facilitar o trabalho da polícia militar, do Ministério Público e do Judiciário, pois vamos combater com mais eficiência a criminalidade”, declarou.
Acompanharam a visita o Cel. Félix Francisco dos Santos e o Major Djalma Medeiros, ambos integrantes da Assessoria Militar do MPE, além do Corregedor da Polícia Militar, Cel. Marizon Mendes Marques; do chefe de informática da Polícia Militar, major Moisés Mecena, e outros.