calendar_month
30/11/2018

MPE adotará sistema para procedimentos administrativos da área meio

O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti) do Ministério Público Estadual (MPE) reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 30, para discutir assuntos relacionados à tecnologia da informação, entre eles, a adoção de Sistema Eletrônico de Informação (SEI), inicialmente para os procedimentos administrativos da área meio, mas podendo ser expandido para outras áreas.


Segundo o chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação, Huan Carlos Borges Tavares, o SEI já vem sendo utilizado por muitos Ministérios Públicos brasileiros, bem como pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça do Tocantins.


A chefe de gabinete ressaltou os benefícios do novo sistema. “Com a adoção do Sistema SEI, o processo administrativo passará a ser totalmente eletrônico, reduzindo os custos administrativos ao passo que imprime maior agilidade na realização dos processos. Tal ferramenta possibilitará redução significativa do gasto com papel e com tonner”, ressaltou a chefe de gabinete, Maria Cotinha Bezerra


Na ocasião, Huan Carlos também informou sobre o andamento da entrega de notebooks aos membros, que deveria ter sido concluída no mês de novembro, porém a empresa solicitou prorrogação do prazo para o dia 11 de dezembro. A empresa também deverá substituir o modelo por um de características superiores ao anterior. Antes de serem disponibilizados aos membros, os equipamentos passarão pelo Departamento de Tecnologia da Informação para instalação de ferramentas e tokens.


O departamento também anunciou que uma negociação com a empresa Oi S.A. vai possibilitar, até o fim deste ano, o aumento na velocidade de links de dados das promotorias do interior, sem que haja qualquer ônus para a instituição.


Participaram da reunião a Chefe de Gabinete da PGJ, Maria Cotinha Bezerra Pereira; o Corregedor-Geral do MPE, João Rodrigues Filho; o Promotor-Corregedor Octahydes Ballan Junior, o Diretor-Geral, Uiliton da Silva Borges; o chefe do DMTI, Huan Carlos Borges Tavares; a representante do Setor de Planejamento, Samia Holanda, a encarregada da área de suporte a sistemas da área finalística, Natália Fernandes, além de representantes do CPJ, CSMP, Corregedoria e Planejamento. (Denise Soares).