PGJ e chefes dos poderes discutem repasses do duodécimo
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participou na tarde desta quarta-feira, 27, de reunião com o governador Mauro Carlesse, no palácio Araguaia, para tratar acerca dos repasses no duodécimo às instituições. O encontro reuniu os presidentes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, além do chefe da Defensoria Pública Estadual.
Na ocasião, Mauro Carlesse apresentou dados relativos à situação fiscal e financeira do Tocantins e as iniciativas que tem tomado para equacionar o quadro atual. No que tange aos atrasos relativos ao duodécimo aos poderes, o governador se comprometeu em colocar o pagamento em dia e trabalhar para que os repasses sejam feitos nas datas.
Carlesse propôs a formação de um conselho entre os chefes dos poderes, no qual estes deverão discutir medidas para o equilíbrio fiscal do Estado e ainda solicitou que todos se comprometam com a redução de gastos.
Para o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, a reunião foi bastante proveitosa e oportuna, pois buscou o envolvimento de todos os poderes e instituições para discutir um problema tão complexo, que é a crise fiscal pela qual passa o Tocantins. “No Estado, todos nós participamos e nos afligimos com o problema orçamentário e financeiro por que passa o Estado e cada poder e instituição tem uma ideia, então vamos sentar e discutir isso coletivamente, afinal de contas, todos nós estamos no mesmo barco e devemos remar unidos em prol do desenvolvimento do Estado”, sustentou.
A reunião contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), Eurípedes Lamounier; da presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro; do procurador-geral de Justiça, José Omar de almeida Júnior; do defensor público geral, Murilo da Costa; do conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes; secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.