calendar_month
28/11/2018

Promotor de Justiça promove palestra em conferência e divulga lei da Escuta Protegida


O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior ministrou palestra na 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araguaína, que ocorre nesta quarta-feira, 28, no auditório do centro universitário Unitpac. Ele enfocou as inovações e os avanços da lei da Escuta Protegida, que amplia a proteção às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.


Sancionada em 2017, a nova lei almeja a organização dos serviços públicos para que as crianças não precisem repetir seu relato em ocasiões diferentes, aos profissionais das áreas de proteção de direitos, segurança, saúde e do Sistema de Justiça – repetição em que elas vivenciam o processo de “revitimização”, ao relembrar e expor a violência sofrida. A lei também orienta que os profissionais sejam qualificados para atender às crianças e adolescentes.


Enquanto coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Educação (Caopije), Sidney Fiori tem articulado com diferentes órgãos do poder público a implementação da lei da Escuta Protegida no Estado do Tocantins.

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. (Flávio Herculano)