calendar_month
21/11/2018

Programa de sustentabilidade: MPE dá início à eliminação do copinho descartável

Extinguir a utilização dos copos descartáveis pelos integrantes do Ministério Público do Estado  do Tocantins (MPE/TO) é um dos objetivos da segunda etapa do recicla MP, programa que integra a Política de Sustentabilidade do Ministério Público. A nova fase foi lançada nesta quarta-feira, 21, com a entrega de canecas personalizadas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma) e pela Comissão de Gestão Ambiental do MPE , responsáveis por coordenar as ações de gerenciamento dos resíduos sólidos na instituição. Na ocasião, foi apresentado o balanço dos cinco primeiros meses do programa, implantado inicialmente na capital.


Segundo o coordenador do Caoma, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, por mês, só na capital, são consumidos uma média de 56 mil copos descartáveis, por isso, a ideia de substituí-los por canecas. O programa Recicla MP tem como foco o incentivo à reciclagem e à reutilização no ambiente de trabalho, por meio da separação dos resíduos sólidos. De início, duas lixeiras, identificadas como “rejeito” e “papel”, foram disponibilizadas nas salas, contribuindo para que os integrantes pudessem separar o material corretamente.


Pelo relatório de monitoramento, desde o mês de julho, a sede da Procuradoria-Geral de Justiça encaminhou à cooperativa de material reciclável 812  kg de material para transformação. “A conscientização de separação do material é um processo ao qual precisamos nos habituar, para que vire rotina. Nada mais oportuno do que aliar práticas de sustentabilidade no momento de crise”, disse José Maria. O Procurador lembrou ainda que o aproveitamento desse material prolonga a vida útil do aterro sanitário.


Canecas personalizadas


As canecas foram distribuídas aos integrantes lotados na sede do Ministério Público, na capital, que aderiram formalmente ao programa, por meio do preenchimento do formulário, os quais se comprometeram a adotar medidas sustentáveis no ambiente de trabalho. Além da caneca, também foram entregues camisetas. A Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha foi a primeira a receber o kit.



Expansão para o interior


O programa deve ser expandido para todas as unidades do Ministério Público do Tocantins, porém de forma gradual. Para 2019, sete sedes de Promotorias de Justiça do interior devem integrar o projeto, com adoção de rotina sustentável no dia a dia. (Denise Soares)