Fachada do Ministério Público é iluminada em alusão à campanha Novembro Azul
A exemplo de diversas entidades espalhadas pelo Brasil, o Ministério Público Estadual (MPE) aderiu à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população, principalmente homens, para a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, quebrando velhos preconceitos que dificultam esse processo.
Durante todo o mês, quem passar pelo prédio do MPE à noite poderá ver a fachada iluminada de azul, em alusão à campanha Novembro Azul. No Brasil, o movimento ganhou força a partir de 2012, graças a uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, que gerou uma grande adesão de várias entidades e acabou se tornando prática todos os anos, especialmente nos órgãos públicos, e resultando em diversas ações.
Segundo o Ministério da Saúde, há uma estimativa de surgimento de pelo menos 68.220 novos casos de câncer de próstata este ano, correspondente a 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, e pode matar mais de 14 mil. Atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Por não apresentar sintomas no estágio inicial, a doença tem maior possibilidade de se desenvolver, por isso a importância da prática de prevenção e consulta médica. O recomendado é ir ao urologista anualmente a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos, quando apresentar fatores de risco, como histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.
Para a prevenção, o ideal é que o homem tenha uma alimentação diária saudável, pratique atividades físicas, não fume e não consuma bebidas alcoólicas. E também é necessário que frequente o urologista para cuidar da saúde, sem colocar barreiras para o diagnóstico e tratamento. (Paulo Teodoro)